sexta-feira, 6 de março de 2009

Minha monografia: "Orgulho e Preconceito" e "O diário de Bridget Jones":O que eles têm em comum?


Olá!


Estive meio sumida mas voltei em plena sexta-feira ensolarada(bota ensolarada nisso...) com novos posts recheados de assuntos realmente interessantes(para quem tem cultura é claro!rs).


Mas hoje,em homenagem ao dia internacional da mulher, vou fazer um "Ctrl C/Ctrl V" de um texto meu mesmo.Vou colocar aqui para vocês um trecho do meu projeto de monografia que fiz neste semestre.Como uma boa leitora a amante de Literatura Inglesa e americana,estou comparando duas obras que eu simplesmente amo!"Orgulho e Preconceito" de Jane Austen e "O diário de Bridget Jones" de Helen Fielding.Espero que gostem,e se quiserem,dêem suas idéias!


Parabêns para todas nós mulheres de verdade!!!!


"Este projeto irá propor a idéia de elaboração de um artigo de análise comparativa entre duas famosas obras da literatura inglesa. Uma conhecida por ser considerada um clássico e a outra (que até teve sua sequência ) considerada um dos best- sellers mais vendidos do mundo no século XX e XXI.
Em “Orgulho e Preconceito” de Jane Austen(escrito em 1817),Elizabeth é uma jovem com pensamentos avançados para sua época, onde a maior aspiração de uma mulher seria fazer um bom casamento. E onde a maior diversão das pessoas é falar mal do alheio. Mas no fundo ela demonstra ter vontade de encontrar o seu grande amor.
Britget Jones é uma mulher de 30 anos que mora em um pequeno apartamento em Londres e trabalha para uma editora. Apesar de passar a imagem de independente, na verdade guarda um grande medo: o de morrer solteira. No meio de toda essa confusão pessoal e profissional demonstrada ao longo da história, ela decide escrever um diário, contando todos seus pensamentos e seu dia-a-dia de modo simplesmente hilariante. Esta é Bridget, personagem protagonista dos livros “O Diário de Bridget Jones” e sua seqüência “Bridget Jones: No limite da razão”,ambos de Helen Fielding(1996;2006).
Mas será somente isso que essas obras têm em comum?É o que o artigo proposto quer descobrir.
Mas a pergunta é: O que estas obras têm em comum no campo literário e até um pouco no cinematográfico? Pretende-se fazer um breve estudo da evolução da mulher independente para ressaltar a imagem da mulher moderna que ambas as obras mostram."


Que tal?Gostaram?Não gostaram?Então façam suas anotações em seu diário e depois comentem comigo!


Quem se interessar está convidado a ir assistir minha defesa de monografia em Julho!rs


Abraços a todos e bom fim de semana de sol quente!rs


ps:cena do filme "Orgulho e Preconceito",lindo e muito bem adaptado!

3 comentários:

  1. Olá será se você pode me ajudar? Termino meu curso de letras-Inglês proximo ano e quero fazer minha monografia na parte de literatura inglesa,mas tô sem idéia. No inicio pensei em fazer sobre Robin Hood, depois tipo uma comparação entre os caveleiros Templarios e o os cavaleiros da Tavola Redonda,mas ainda não sei bem..estou em busca de novas ideias,voc~e poderia me ajudar? Espero contato.
    Abraço Laudiana
    email:laudirpm@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. olá, gostei do seu blog, também quero fazer minha monografia sobre essa belíssima obra: Orgulho e Preconceito, será q vc tem algo q fale sobre a formação da mulher, se tiver como mande para meu email...obrigada.
    Emanuely.
    emanuelymilk@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Oi xará!rs
    obrigado pelo comentário no meu blog!fazia um tempinho que eu nao postava, hoje eu estou usando mais o espacomodajm.blogspot.com ,pode ir lá quando quiser tbm=)
    Bom, um livro que me ajudou muito a estudar a evolução da mulher foi o "Livro: tudo que você não pode deixar de ler" da Christiane Zschirnt. Eu gostei muito dele, porque, além de ter uma analise muito interessante sobre Orgulho e preconceito, ele também fala bastante sobre aevolução da mulher moderna principalmente na literatura, então foi um guia pra mim..espero que posso te ajudar!=)
    bye!
    Manu.(Observadora)

    ResponderExcluir